Newsletter da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo - RS
Newsletter SME #10.23 - 17/04/2023
Colegas!
Vocês estão recebendo a newsletter da SME.
Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade.
Fique ligado(a)!
SME Mais Perto - A Secretaria Municipal de Educação tem como missão garantir suporte pedagógico e de infraestrutura à Rede Municipal de Ensino e, para atender as demandas de cada escola, a iniciativa SME Mais Perto vem para ajudar suprir tais necessidades ao colocar a SME em contato com a escola e a comunidade onde está inserida, conhecendo e vivenciando a realidade de cada escola. Na semana passada, a escola visitada foi a EMEI Padre Alcides e, nesta semana, a SME visitará na EMEF Santo Agostinho.
Projeto Ki_da_Hort@ - Desenvolver e praticar o projeto Ki_da_hort@ na escola significa utilizar diferentes formas de ensinar e aprender. Essa semana trazemos algumas das práticas que aconteceram nas escolas. Segundo a diretora Viviane Neves de Camargo da EMEF Leão Nunes de Castro: “O projeto vem contribuindo com a escola, que desde 2016 trabalha com o projeto de educação de campo. No início de 2016 a escola encontrou dificuldades com a aquisição de material como enxada, pá, carrinho de mão e mangueira, quando vimos o material chegando ficamos deslumbrados pois sabemos o valor de cada material que chegou até a nossa escola. Inclusive em 2022 fomos atrás de parceria buscando baldes na tentativa de fazer o minhocário . Quando chegaram as caixas com o minhocário foi a realização de um sonho pedagógico que temos a certeza que irá ser multiplicado por nossa comunidade escolar .”
Já a diretora Olga Sueli Balansin da EMEF Etelvina Rocha Duro destaca que o projeto Ki_da_hort@ é uma oportunidade para desenvolver aulas mais atrativas e eficientes. Na semana passada, a escola trabalhou temas ecológicos, discutiu qualidade de vida, conscientizou sobre a preservação da natureza e desenvolveu o interesse dos alunos por meio das atividades envolvendo o projeto. A transformação de espaços também é um tema importante, pois a horta escolar é uma forma de os alunos transformarem um espaço ocioso em um ambiente produtivo e sustentável.
Os alunos têm a oportunidade de colocar em prática conceitos teóricos, como o ciclo da água, o papel dos nutrientes no desenvolvimento das plantas e a importância da preservação ambiental. Os estudantes também aprendem sobre a importância de uma alimentação saudável, a valorização da produção local de alimentos através da agricultura familiar, a redução do resíduo orgânico com a compostagem e o aproveitamento da água da chuva através das cisternas. Esse contato com a prática causa um impacto significativo na escola, tanto em termos de aprendizado quanto na conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. Por meio dessa iniciativa, os alunos aprendem a respeitar e valorizar a natureza, desenvolvendo assim uma consciência ambiental que pode ser aplicada em suas vidas pessoais e profissionais. Essa iniciativa inovadora de laboratório biológico de aprendizagem tem como objetivo transformar a horta escolar em uma ferramenta pedagógica para os alunos. O projeto consiste em trabalhar todos os aspectos envolvidos na produção de uma horta, desde o planejamento até a colheita, envolvendo temas ecológicos, qualidade de vida, conscientização e desenvolvimento de interesse. Portanto, o projeto Ki_da_hort@ é um exemplo inspirador de como a educação pode ser transformadora e impactante na vida dos estudantes.
Assessoramento Pedagógico EMEF - Alfabetização em foco Nesta semana iniciaram as visitas de assessoramento pedagógico nas escolas de ensino fundamental aos professores de 1º ao 5º ano, a fim de compreender como o processo de alfabetização acontece nas escolas de nossa rede. O Núcleo de Ensino Fundamental esteve junto aos Professores da EMEF Notre Dame e da EMEF Coronel Lolico. Foram levantados apontamentos fundamentais para uma alfabetização de qualidade, suas angústias e reais situações pedagógicas. Enquanto Secretaria Municipal de Educação, propomos unir esforços e aperfeiçoar o processo em 2024, agregando àquilo que está sendo feito mais materiais, técnicas e assessoramento ao trabalho que já está sendo desenvolvido. É nisso que acreditamos! A Coordenação do Núcleo de Ensino Fundamental está realizando os agendamentos com as equipes gestoras para que no próximo mês esse momento aconteça em todas as EMEFS.
Implementação do Turno Integral l EMEF Adolfo Camargo - A política de Educação em Turno Integral para os estudantes tem como ideia principal oportunidades educativas, através de aprendizagens criativas, metodologias ativas, vivências e currículos que atendam às necessidades das crianças e dos estudantes da rede, na sua integralidade. O atendimento no turno inverso para o ensino fundamental, deve estimular e favorecer o desenvolvimento do estudante quanto a aprendizagem. O currículo da escola de tempo integral, concebido como um projeto educativo integrado, deve, além de práticas que visem a melhora educacional e o desenvolvimento da aprendizagem, a experimentação e a pesquisa científica, a cultura e as artes, o esporte e o lazer, as tecnologias da comunicação e informação, a afirmação da cultura dos direitos humanos, a preservação do meio ambiente, a promoção da saúde, entre outras, articuladas aos campos de experiência e às áreas de conhecimento, a vivências e práticas socioculturais. Nesta semana, a EMEF Adolfo Camargo está iniciando suas atividades em turno integral com os estudantes matriculados no 2º e 5º anos da escola. Os estudantes que frequentam o ensino regular pelo turno da manhã estarão almoçando na escola e participando das oficinas pedagógicas nas tardes de terças, quartas e quintas-feiras. As oficinas oferecidas serão: Ideias Arteiras, Empreender, Letras Mágicas, Esporte e Movimento, Vivências Matemáticas e Comunicar.
Formação para os professores da parte diversificada Cidadania Global - Cidadania Global tem como objetivo promover a formação de alunos críticos, conscientes e engajados com questões sociais, ambientais e culturais em âmbito global, buscando estimular o diálogo intercultural, o respeito às diferenças e a valorização da diversidade, bem como a participação ativa dos estudantes em projetos que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. É um componente curricular que permite que os alunos se tornem cidadãos críticos e conscientes, capazes de participar ativamente na construção de um mundo mais justo e sustentável. Além disso, ela contribui para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes, como a empatia, o respeito, a cooperação, a solidariedade e a liderança, fundamentais para uma convivência harmoniosa em sociedade. Partindo dessa premissa, no dia 10 de abril, os professores que atuam nas escolas de ensino fundamental com o componente curricular de Cidadania Global participaram de um momento de formação na busca de ampliar as possibilidades a serem trabalhadas com os alunos de anos iniciais das escolas municipais. Na ocasião, o tema tratado foi “Curricularização da avaliação no componente curricular de Cidadania Global”.
Formação para os professores de Arte - No dia 11 de abril, a Secretaria Municipal de Educação proporcionou aos professores de Arte uma formação específica para este componente curricular, ministrado pela artista, arte-terapeuta e professora de teatro, Dani Dalforno. No momento foram abordadas atividades artísticas que podem ser utilizadas no ambiente escolar com estudantes do ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. “Arte é a expressão de um ideal estético através de uma atividade criadora. É um tipo de manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que se comunica de forma simbólica e criativa com a sociedade”. Adriano Padilha Mestre em Comunicação, Arte e Cultura
Mudança no e-mail de manutenções e mobiliário de escolas - Informamos que houve uma mudança no e-mail destinado às solicitações de manutenção, reformas, obras, retirada de entulhos, problemas hidráulicos, problemas elétricos, retirada de árvores, roçadas, limpeza de pátio e solicitação de mobiliário das escolas. O novo endereço de e-mail para essas demandas é: manutencoes@edu.pmpf.rs.gov.br. Portanto, a partir de agora, solicitamos que todas as solicitações referentes à manutenção, reformas, obras, retirada de entulhos, problemas hidráulicos, problemas elétricos, retirada de árvores, roçadas, limpeza de pátio e solicitação de mobiliário das escolas sejam encaminhadas para esse novo endereço de e-mail.
Reuniões com as EMEFs para análise dos resultados das Avaliações de Larga Escala e índices contextuais - Nas últimas semanas, têm sido realizadas reuniões com algumas escolas, dando continuidade à apresentação individual, para a gestão, dos resultados escolares em avaliações de larga escala, em nível nacional (SAEB e IDEB), estadual (SAERS) e municipal (Avaliação Diagnóstica), bem como, indicadores contextuais da escola. A partir do debate em relação aos dados apresentados, é proposta a elaboração de um plano de ação que auxilie a escola na melhoria dos resultados. Já participaram das reuniões as EMEFs Etelvina Rocha Duro, Guaracy Barroso Marinho, Fredolino Chimango, Irmã Maria Catarina, São Luiz Gonzaga, Cohab Secchi, Coronel Sebastião Rocha, Antonino Xavier, Leão Nunes de Castro, Escola do Hoje, Romana Gobbi e Jardim América, além das EMEFs Eloy Pinheiro Machado, Notre Dame, Senador Pasqualini, Urbano Ribas, Wolmar Salton e Zeferino Demétrio Costi, cujas reuniões já haviam sido realizadas anteriormente.
Mês de abril marca o início do RECREativo - O RECREativo está de volta! As primeiras escolas a receberem a equipe da Biblioteca Pública foram EMEF Zeferino Demétrio Costi e EMEF Wolmar Salton com a Escola Pública de Música Yamandu Costa. Nesta semana é a vez da EMEF Urbano Ribas e EMEF Senador Pasqualini.
Segurança nas Escolas l Ações
* Programa Escola + Segura - Este programa conta com as seguintes frentes que já vem acontecendo desde 2021: 1. Instalação de câmeras inteligentes e segurança monitoradas pela secretaria de segurança e conectadas com a Brigada Militar. Já são 140 câmeras instaladas nas escolas de educação infantil e no ensino fundamental. Número esse que deve ser ampliado nos próximos meses. 2. Criação de um painel específico para discutir a segurança nas escolas no Fórum de Segurança Pública a ser realizado no dia 17/4 envolvendo órgãos de segurança e diferentes segmentos da Educação. 3. Entre o final de 2022 e o início 2023, foi realizada uma atualização do sistema de alarme das escolas públicas municipais. Esta atualização consistiu na troca da tecnologia de segurança e a ampliação do número de sensores. 4. Também está em desenvolvimento o processo de cercamento de nossas escolas, em 2022 nove escolas foram cercadas e possuímos processos em andamento para o cercamento de mais oito. 5. Intensificação do projeto anti Bullying nas escolas como forma de ampliação da tolerância e do respeito ao outro. Essa providência é muito relevante, porque o bullying geralmente é citado como uma das causas de violências. 6. Implementação de ações de conscientização junto aos profissionais da educação, aos alunos e aos familiares sobre a prevenção da violência! 7. Prefeito determinou o início do estudo sobre possível contratação de guarda escolar. Neste processo estamos considerando a viabilidade jurídica, a demanda quantitativa, o histórico de (não) violência da rede e o monitoramento feito junto às Escolas. Essa última etapa será estudada em conjunto com medidas que o Governo Federal pretende implantar nas escolas.
* Reunião convocada pelo Prefeito - No dia 12 de abril foi realizada uma reunião com as forças policiais, entidades ligadas à Educação e Câmara de Vereadores para tratar sobre a segurança nas escolas. Confira as informações nas Redes Sociais da Prefeitura: https://bit.ly/pmpf_seguranca
* Fórum de Segurança Pública e Mobilidade Urbana - Na data de hoje (17), aconteceu o fórum com diferentes painéis de debates, trazendo o olhar do território. Entre os painéis, foi apresentado o de “Segurança nas Escolas”, conduzido pelo Secretário Municipal de Educação Adriano Canabarro Teixeira e o Secretário Municipal de Segurança Pública João Darci Gonçalves da Rosa, trazendo ações que desde 2021 já estão sendo implementadas a partir do Programa Escola + Segura.
* Reunião Extraordinária do Fórum Municipal de Educação - Na próxima segunda-feira, dia 24 de abril às 14 horas, na UPF estará acontecendo um encontro com os representantes do Fórum Municipal de Educação, e algumas entidades do território para pensar e organizar mais ações que venham a contribuir para a segurança das escolas.
Ações que inspiram - aproveitamos o momento para compartilhar a iniciativa da EMEF Etelvina Rocha Duro, inspirando para que as demais escolas possam também promover no dia 20/04 ações de valorização da vida em nossas Escolas. “Nossa escola, a EMEF Etelvina Rocha Duro, está construindo um movimento para o dia 20/04 com nossa comunidade. Estamos planejando fazer neste dia o DIA CORRENTE DO BEM, vamos fazer POST, convidar às famílias para que todos os alunos levem um cartão, uma flor ,algo que demonstre carinho, afeto com o outro. Achei importante compartilhar, convidar todas as escolas para fazer parte dessa Corrente. Vamos transformar essa data no DIA DO BEM”. Diretora Olga Balansin
Combate à Dengue - Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti cada aluno da EMEF PROFESSOR ARNO OTTO KIEHL foi desafiado a limpar o quintal de casa e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Os alunos do estão fazendo uma campanha de conscientização nas residências do Bairro 1º Centenário para evitar criadouros do mosquito,aconselhando que os moradores não deixem água parada e nem lixo acumulado ao redor das residências. A professora Marcela Fernanda Pavoski, ainda fez uma construção de armadilha para o mosquito com o 9º ano, e em seguida eles passaram nas duas turmas de 2º ano explicando. Foi bem significativo, tanto para eles quanto para os menores. Agora a ideia é fazer mais uma armadilha com o 8º ano que será colocada em outro ponto do bairro. Na próxima aula os estudantes irão produzir repelente com a citronela.
Reunião com representantes do CONER - Estiveram em reunião para alinhamento com a Secretaria de Educação firmando a representatividade da SME dentro do CONER os representantes do Conselho Regional do Ensino Religioso, Berel Natan Engelman, Presidente da Sociedade União Israelita, Mário Vernes, Comunidade Budista de Passo Fundo, Padre Leonardo Maria Foschiera, da Igreja Católica, Adélcio Icrondauer, Igreja Evangélica Luterana no Brasil e Ipácio Carolino, da Umbanda, membros das grandes tradições religiosas. Entre muitas das atribuições do CONER, tem como foco principal a formação de professores de Ensino Religioso para orientar o componente curricular como uma ciência de conhecimento, pensando momentos formativos aos professores e também ações como Cidade Educadora que promovam a cultura de paz dentro das escolas.
Lista completa de contatos:
Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede: http://bit.ly/telegramsme
Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news
MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.
Atenciosamente,
TIME SME
POR DENTRO DA SME: