Newsletter da Rede Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #17.24 - 20/05/2024

Colegas!

Vocês estão recebendo a newsletter da Rede Municipal de Ensino. 

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. 

Fique ligado(a)!

Pacote de Obras nas Escolas 

Confira algumas demandas atendidas dessa semana:

EMEF Senador Pasqualini

-Colocação de algerosa e manta;

-Colocação de PU para vedação;

-Conserto do telhado - Sala de Música.


EMEI Ursinhos Carinhosos

- Entrega de Playground.


EMEF Frederico Ferri

-Pintura escadaria e pintura externa;

-Conserto do piso do pátio da escola;

-Pinturas dos Muros.


EMEI Raio de Luz 

-Acesso exclusivo para área de serviço.

Reunião on-line de Coordenadores Pedagógicos EMEF

No dia 14, a reunião de coordenadores ocorreu de forma on-line e foi uma oportunidade valiosa para o núcleo da Educação Especial se concentrar nas necessidades específicas dos alunos do público-alvo da educação especial. Foi apresentado o projeto Metamorfose, elaborado especialmente para os alunos do 9º ano, visando promover sua integração e desenvolvimento. Exploramos temas essenciais relacionados ao encerramento do trimestre, incluindo aspectos do sistema educacional, pareceres e o conselho de classe. Estamos convencidos de que esses momentos de reflexão e planejamento são cruciais para guiar as escolas em direção a práticas inclusivas e de qualidade. Expressamos nossa sincera gratidão pela participação e colaboração dos coordenadores, cujo engajamento é fundamental para o sucesso de nossas iniciativas.

Reunião de Coordenadores Pedagógicos EMEI

Na manhã do dia 15 de maio, foi realizada a reunião de Coordenadores Pedagógicos das EMEIS, que teve como principal tema a avaliação diagnóstica. Destacou-se a participação satisfatória das crianças de maternal II, pré I e II. Os primeiros resultados da avaliação demonstraram ótimos desempenhos, porém foi identificada a necessidade de oferecer um olhar mais atento para os campos que envolvem a oralidade das crianças. O Núcleo de Educação Infantil está acompanhando a elaboração dos Projetos Político Pedagógicos das escolas. Esse é um documento essencial para o planejamento de projetos, estabelecendo objetivos, estratégias e recursos necessários. A construção do PPP requer a colaboração entre a equipe e as partes interessadas, visando estabelecer uma base sólida para o projeto. Foi ressaltado que o PPP é flexível e está sujeito a revisões, adequando-se às mudanças e desafios ao longo do processo. Seguindo a pauta da reunião, as EMEIS Parque do Sol, Cantinho Feliz e Fofão, que oferecem Turno Integral para turmas de berçário, compartilharam suas experiências. Cada escola teve a oportunidade de relatar os pontos positivos e os desafios enfrentados até o momento, incluindo informações sobre a adaptação dos bebês e a implementação das propostas pedagógicas. Essa troca de experiências é valiosa, pois permite que aprendamos uns com os outros e fortaleçamos nossa abordagem educativa como rede.

Formação Profissionais de apoio dos estudantes com deficiências

Na perspectiva de qualificar e capacitar os monitores e profissionais de apoio que prestam serviços a estudantes público alvo da educação especial, o núcleo da educação especial oportunizou no dia 15/05 espaço para essa qualificação com as professoras Lilian F. da Silveira e Fabiane Placedino da EMAU Olga Caetano Dias que trouxeram estudos quanto a manejos para estudantes autistas.

Formação dos Professores de AEE

Com o objetivo de garantir a qualidade do atendimento educacional especializado aos estudantes público-alvo da educação especial na rede pública municipal de ensino de Passo Fundo, o núcleo da educação especial realiza periodicamente encontros de formação e alinhamento com os professores que atuam como professores do AEE nas escolas.

No último dia 15/05, ocorreu mais um desses encontros, que proporcionou trocas de experiências, reflexões e estudos sobre nossa prática, contribuindo para a melhoria do trabalho realizado e para a promoção das condições necessárias para a inclusão e permanência desses alunos.

Ao Infinito e Além 

Na tarde do dia 14 de maio, teve início a 2ª edição do projeto Ao Infinito e Além junto a EMEF Notre Dame. O momento contou com a presença da empreendedora Bruna Breitenbach, fundadora da startup Hapy, empresa que ocupa o segundo lugar no ranking do programa de aceleração do Inovativa Brasil, que encantou os estudantes do 9º ano com sua belíssima história de crescimento pessoal e profissional. Bruna enfatizou a importância do estudo e de aproveitarmos as oportunidades que nos são oferecidas.

Está acontecendo no Pensamento Científico 

EMEF Urbano Ribas e EMEF Arlindo Luiz Osório: Ações como a da professora Liliane Rebechi, das EMEFs Arlindo Luiz Osório e Urbano Ribas, são um exemplo dessas práticas. Ela desenvolveu atividades experimentais em robótica e por meio da utilização de materiais naturais. Os alunos participaram de duas atividades experimentais distintas. Na primeira, utilizaram Arduino para ligar um LED, promovendo uma aproximação com a programação e solução de problemas em grupo. Na segunda, exploraram a viabilidade de ligar uma lâmpada com uma batata, estimulando o pensamento crítico e a busca por soluções individuais. Ambas as atividades incentivaram discussões e resultaram em aprendizado significativo. Segundo a professora, “foi extremamente gratificante ver o envolvimento dos alunos na realização deste experimento”.

EMEF Coronel Lolico:Na EMEF Coronel Lolico, a professora Viviane Scandolara realizou a atividade experimental associada ao tema da sustentabilidade. Com alunos do 8º ano, foi realizada uma atividade prática de reciclagem de papel, contemplando o planejamento da aula - ODS 12: selo do desenvolvimento sustentável, produção e consumo sustentável. Um dos pontos importantes é que, após a confecção e secagem dos papéis, como conclusão da tarefa, será realizado um debate sobre a redução e geração de resíduos e o uso eficiente dos recursos naturais. Segundo a professora, “a experiência prática é sempre muito gratificante e enriquece cada vez mais a conscientização ambiental das pessoas e, principalmente, dos alunos - Pensar globalmente e agir localmente”.

Projeto MetAMORfose

O Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional oferece um novo projeto chamado MetAMORfose para os estudantes dos anos finais. Este projeto surge como resposta à crescente necessidade de promover o desenvolvimento integral dos alunos, transcendendo abordagens pedagógicas tradicionais e implementando práticas que fortaleçam suas competências socioemocionais, em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  No ano de 2023, o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional realizou 158 laudos psicológicos para alunos do ensino fundamental, dos quais 58 apontam dificuldades de aprendizagem relacionadas a fatores emocionais, como ansiedade, apego inseguro e embotamento afetivo. Muitas vezes, tais dificuldades são interpretadas pelos professores como questões cognitivas, resultando em encaminhamentos para avaliação psicológica por falta de progresso na aprendizagem.  Portanto, o foco do projeto MetAMORfose é trabalhar as questões socioemocionais com o objetivo de desenvolver a inteligência emocional e habilidades dos estudantes. Através de atividades que promovem a reflexão, o debate, a escuta, o cultivo de vínculos saudáveis, a investigação e o questionamento, é possível minimizar problemas como ansiedade, depressão e bullying, impactando positivamente na aprendizagem dos alunos.  O atendimento do primeiro grupo de estudantes teve início em 13 de maio no Centro Pós-Covid Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional, com encontros ao longo de quatro semanas destinados aos alunos do 8º e 9º ano, organizados em grupos de seis. A triagem para participação será realizada pela escola em conjunto com a coordenação pedagógica e orientação educacional, identificando os alunos que beneficiarão desse cuidado e atenção especial.

Projeto MPT na Escola: Resgate à Infância

Na audiência pública no Ministério Público do Trabalho, realizada em 07/03/2024, foi decidido implementar um projeto na Rede Municipal de Ensino em parceria com o programa Jovem Aprendiz do Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE). O objetivo do programa é incentivar a permanência dos jovens na escola, oferecendo a oportunidade de inserção no mercado de trabalho, com a condição de continuarem seus estudos. O Procurador do Trabalho Pedro Guimarães Vieira conduziu o evento, com a presença da Professora Maria Elisabete Vieira como representante da SME.  O projeto destina-se aos adolescentes matriculados no 8º e 9º anos das escolas municipais. Em uma reunião realizada na SME em 15/05, estiveram presentes os responsáveis pelo Projeto Bruna Cruz e Adriano Lírio do CIEE, juntamente com o Procurador do Trabalho Pedro Guimarães Vieira, Juliane Baseggio responsável pelo acompanhamento dos projetos nas escolas da rede, e Angelita Vanessa Scottá, Secretária Municipal Adjunta de Educação. O objetivo do encontro foi divulgar o projeto e combinar os próximos passos para sua implementação nas escolas. A equipe do CIEE ficou encarregada de divulgar o projeto nas escolas, realizar palestras de orientação e promover a inscrição dos jovens interessados em participar. Neste primeiro momento, participam do programa as seguintes EMEFS: Guaracy Barroso Marinho, Urbano Ribas, Georgina Rosado, Santo Agostinho, Padre José de Anchieta, Antonino Xavier, Romana Gobbi e Irmã Maria Catarina.

Escola das Profissões e SENAI: Capacitando Intergalácticos para o Futuro!

Em uma nova parceria, a Escola das Profissões e o SENAI se unem para oferecer cursos inovadores para os alunos da fase 2 do Eixo 1: os intergalácticos! Em uma jornada de aprendizado em tempo integral, os alunos do 9º ano participam de três cursos contratados que acontecerão semanalmente nas dependências e laboratórios do SENAI. Os cursos são: Tecnologias da Indústria 4.0, Eletrônica Analógica e Digital, e Energias Limpas e Renováveis. Os cursos foram cuidadosamente selecionados para atender às necessidades dos profissionais do futuro, abrangendo áreas essenciais para o sucesso no mercado de trabalho.

Gerações se unem no FABLAB: Oficinas Maker conectam saberes e experiências!

Em uma nova parceria, a Escola das Profissões e o SENAI se unem para oferecer cursos inovadores para os alunos da fase 2 do Eixo 1: os intergalácticos! Em uma jornada de aprendizado em tempo integral, os alunos do 9º ano participam de três cursos contratados que acontecerão semanalmente nas dependências e laboratórios do SENAI. Os cursos são: Tecnologias da Indústria 4.0, Eletrônica Analógica e Digital, e Energias Limpas e Renováveis. Os cursos foram cuidadosamente selecionados para atender às necessidades dos profissionais do futuro, abrangendo áreas essenciais para o sucesso no mercado de trabalho.

Gerações se unem no FABLAB: Oficinas Maker conectam saberes e experiências!

Em uma nova parceria, a Escola das Profissões e o SENAI se unem para oferecer cursos inovadores para os alunos da fase 2 do Eixo 1: os intergalácticos! Em uma jornada de aprendizado em tempo integral, os alunos do 9º ano participam de três cursos contratados que acontecerão semanalmente nas dependências e laboratórios do SENAI. Os cursos são: Tecnologias da Indústria 4.0, Eletrônica Analógica e Digital, e Energias Limpas e Renováveis. Os cursos foram cuidadosamente selecionados para atender às necessidades dos profissionais do futuro, abrangendo áreas essenciais para o sucesso no mercado de trabalho.

Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto!



Lista completa de contatos:  

https://educapf.org/contatos  

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede:  Clique aqui

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news

 


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! 

 


Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. 

 


Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.

 


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: