Newsletter da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo - RS
Newsletter SME #13.23 - 09/05/2023
Colegas!
Vocês estão recebendo a newsletter da SME.
Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade.
Fique ligado(a)!
Missão Cidade Educadora inicia nesta segunda - Depois de mais de 48 horas de viagem, entre escalas e conexões, nossos cinco Embaixadores chegaram em Barcelona para representar Passo Fundo em atividades e seminários educacionais do programa de Cidades Educadoras. As agendas oficiais começaram na manhã desta segunda-feira (08), na sede da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). O Mateus, a Sabrina, a Mei Lyn, a Estefhani e a Luane venceram o Desafio Missão Cidade Educadora e, acompanhados de um familiar responsável e por um professor de suas escolas, estarão em Barcelona até o sábado (13), reforçando o compromisso e o papel de Passo Fundo como uma das mais de 500 Cidades Educadoras que integram o programa em todo o mundo.
SME Mais Perto - A Secretaria Municipal de Educação tem como missão garantir suporte pedagógico e de infraestrutura à Rede Municipal de Ensino e, para atender as demandas de cada escola, a iniciativa SME Mais Perto vem para ajudar suprir tais necessidades ao colocar a SME em contato com a escola e a comunidade onde está inserida, conhecendo e vivenciando a realidade de cada escola. Na semana passada, as escolas visitadas foram a EMEF Georgina Rosado e a EMEI Estrela da Manhã. Nesta semana a escola visitada será a EMEI Margarida.
Cyberliga | fase 1 - A fase 1 dos treinamentos da Cyberliga foi concluída em 18 de abril e, na última terça-feira, a tarde foi de premiação para os cyberaprendizes e cyber+ das EMEFs Padre José de Anchieta, Arlindo Luiz Osório e Irmã Maria Catarina. Como reconhecimento de seus esforços no desenvolvimento de habilidades, os estudantes receberam kits com material escolar, livro literário e um cupom dourado. O cupom dourado premia o estudante com uma experiência cultural oferecida por uma instituição científico-cultural da cidade. Para os participantes da fase 1, o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) organizou a oficina de fotografia Meu click em Passo Fundo que será ministrada pela professora Fabiana Beltrami nas escolas participantes entre os dias 10 e 31/05 . As criações dos oficineiros serão expostas na Galeria Estação da Arte durante as comemorações aos 166 anos de Passo Fundo.
Centro Pós-covid de Combate à Desigualdade Educacional completa um ano - Pioneiro no Estado, o Centro Pós-covid de Combate à Desigualdade Educacional implementado pela Prefeitura de Passo Fundo completou um ano nesta quarta-feira, 3 de maio, atendendo alunos de toda a rede municipal que tiveram perdas no processo de ensino-aprendizagem devido à pandemia e ao distanciamento social. Durante esse período, foram realizados mais de 12,5 mil atendimentos. Com o objetivo de promover condições para a aprendizagem em sala de aula, o espaço já fez a diferença na vida de aproximadamente 1,5 mil estudantes.
Secretário Adriano participa de Encontro em Portugal - O Secretário de Educação de Passo Fundo, Adriano Canabarro Teixeira, juntamente com o Coordenador de Núcleo de Estudos e Projetos, Daniel Puhl, foram convidados para participar, entre os dias 02 a 05 de maio, do ciclo de Conferências “1º Seminário Lusobrasileiro de Educação e Tecnologia”, na região de Aveiro, Portugal. Alguns municípios brasileiros foram convidados a falar sobre as ações e iniciativas. Na oportunidade, foram compartilhados os projetos que já estão implementados na Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo. O evento contou com palestrantes e especialistas da Europa e Brasil e apresentou os melhores exemplos de escala internacional no que diz respeito a Smart Cities e à gestão de Comunidades mais Inteligentes.
Fórum Municipal de Educação - O espaço da Tribuna Popular da tarde dessa quarta-feira (03) foi ocupado pelo Fórum Municipal de Educação de Passo Fundo, representado pelo Diretor do Centro Integrado da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor Jonir Dalbosco, por solicitação da vereadora Janaina Portella (MDB). A fala na Tribuna teve como objetivo divulgar a função e as atividades do Fórum e apresentar algumas discussões e pretensões que o caracterizam em sua missão de atuar em defesa da educação do território municipal. O Fórum Municipal de Educação é constituído por representantes de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil, nomeados pelo chefe do Executivo, com a finalidade de discutir, acompanhar a política educacional e coordenar o amplo debate com a sociedade a respeito das questões educacionais com vistas à implementação do Plano Municipal de Educação. Entre alguns pontos abordados por Dalbosco, destacam-se as dificuldades educacionais relativas à docência, especialmente pela escassez de professores em diversas áreas do conhecimento. Segundo o professor, é preciso evidenciar “a necessidade de valorização da escola, dos professores e demais profissionais de educação, através de políticas públicas que incentivem novos profissionais a buscarem sua formação em cursos de licenciatura e permanência nas universidades”. Dalbosco também fez referência à importância de ações integradas entre a família e a escola, “com a promoção de espaços de diálogos, trocas e unificações, construindo juntos novas concepções e novas posturas, de acordo com suas competências”.
Projeto Ki_da_Hort@ na EMEI José Laudário Haupenthal - A diretora da escola, Marlete da Cas Behling e as professores Leila Giordani, Luciana Morais, Elenita Morel, Luciana Pase e Marlusa Pacheco participaram de uma atividade envolvendo a montagem de dois minhocários. A ação trata da conscientização da redução dos resíduos orgânicos através da compostagem e da alimentação saudável. Os estudantes das turmas de Maternal II B, Pré I C e D, Pré II C e D foram informados da origem da minhoca, nome, as partes do minhocário e os possíveis resultados como a produção de adubo e fertilizantes para as plantas da escola. Ajudaram o coordenador do projeto Juliano Cavalcanti manuseando serragem, sobras de alimentos, as minhocas e participaram contando suas experiências. O objetivo é construir conhecimentos com as crianças sobre os cuidados com a sustentabilidade. Durante a aula, foi explicada a origem das minhocas, a forma como podemos organizar as composteiras e o processo de compostagem, desde a seleção dos resíduos orgânicos até a transformação em adubo. Segundo a professora Leila o projeto Ki_da_Hort@ é muito válido por conta de que a grande maioria das crianças apresentam resistência em comer alimentos saudáveis, e com a construção do projeto com o auxílio das mesmas, facilitará o caminho para uma alimentação mais equilibrada. “
A diretora salienta: "Com o minhocário estão aprendendo a cuidar do meio ambiente, na redução do lixo produzido por meio da reutilização de matéria orgânica no cultivo de alimentos e outros. Os alunos aprenderam que somos todos capazes de fazer a nossa parte para cuidar do meio ambiente e produzir alimentos para nosso próprio consumo. muito sobre sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. Além disso, será abordado o tema cuidando do meio ambiente, o envolvimento da comunidade escolar na construção da horta e projeto alimentação saudável.
*Errata* - Na Newsletter 12/2023 a seguinte matéria saiu com o texto errado, confira a matéria correta nessa edição: Avaliações de larga escala em foco - No dia 20 de abril, foi realizada uma reunião na EMEF Senador Pasqualini para estudo da composição de dados e indicadores provenientes de avaliações de larga escala (ALEs). Na oportunidade, também foram analisados os resultados históricos da escola relativos às ALEs.
Relatório para tomada de decisões: Reuniões com as EMEFs para análise dos resultados das Avaliações de Larga Escala e índices contextuais - Dando continuidade aos encontros realizados com as escolas, na última semana, participaram das reuniões individuais as gestões das EMEFs Benoni Rosado, Prof. Arno Otto Kiehl, Frederico Ferri, Padre José de Anchieta, Georgina Rosado, Santo Antônio, Arlindo Luiz Osório, Arlindo de Souza Mattos e Lions Clube Passo Fundo Norte. Na oportunidade, por meio do “Relatório para tomada de decisões”, foram apresentados os resultados escolares em avaliações de larga escala em nível nacional (SAEB e IDEB), estadual (SAERS) e municipal (Avaliação Diagnóstica), assim como, indicadores do contexto escolar fornecidos pelo Inep. Posteriormente, cada escola recebeu a proposta da elaboração de um plano de ação para favorecer a melhoria do desempenho dos estudantes.
Programa Saúde na Escola - PSE - O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, instituído pelo decreto nº 6.286/2007 e atualmente regulado pela portaria nº 1.055/2017. É voltado para toda a comunidade escolar (estudantes, professores, pais e/ou responsáveis) e considera todos os níveis de ensino das escolas públicas municipais e estaduais. A articulação entre as equipes de saúde e as escolas do território é a base do Programa, que preconiza o desenvolvimento de 12 ações essenciais ou mais mediante práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clínicas dos educandos. As ações essenciais do PSE são: I. Saúde ambiental; II Promoção da atividade física; III. Alimentação saudável e prevenção da obesidade; IV. Promoção da cultura de paz e direitos humanos; V. Prevenção das violências e dos acidentes; VI. Prevenção de doenças negligenciadas; VII. Verificação da situação vacinal; VIII. Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; IX. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas; X. Saúde bucal; XI. Saúde auditiva; XII. Saúde ocular; XIII. Prevenção à Covid-19. As escolas municipais que estarão participando do programa esse ano são: EMEI’s: Ursinhos Carinhosos, Estrela da Manhã, Padre Alcides, Ari Schaeffer, O Mundo da Criança, Fadinha, Sonho Encantado, Francisco Luiz Biancini, José Antônio Falcão, Santa Luzia, Chapeuzinho Vermelho, Menino Deus/Prof Bandana, Abelhinhas, Nossa Senhora das Graças, Amizade, Fofão, Maria Elisabeth, Branca de Neve, Cantinho da Ritinha, Padre Pergentino Dalmagro, Toquinho de Gente, Rita Sirotsky e Margarida. EMEF’s: Profº Arno Otto Kielh, Dyogenes Martins Pinto, Cohab Secchi, Daniel Dipp, Fredolino Chimango, Padre José de Anchieta, São Luiz Gonzaga, Coronel Sebastião Rocha, Lions Clube P. Fundo Norte, Urbano Ribas, Jardim América, Etelvina Rocha Duro, Arlindo de Souza Mattos, Frederico Ferri, Santo Agostinho, Santo Antônio, Adolfo Camargo, Wolmar Salton, Eloy Pinheiro Machado, Dom José Gomes, Romana Gobbi e Guaracy Barroso Marinho.
Atualizações sobre o Programa Professor XXI - O programa Professor XXI tem como objetivo fomentar a aquisição de equipamentos imprescindíveis à inclusão digital e ao desenvolvimento das funções educacionais, provendo aos profissionais da educação instrumentos de trabalho compatíveis com as novas tecnologias existentes, viabilizando a compra de computadores pessoais por parte dos professores.Nesta primeira edição do Programa foram seguidos os trâmites descritos no edital 145/2022 e os resultados das adesões foram publicados no edital 16/2023 no dia 07 de fevereiro de 2023.Após este período, foi iniciado o processo licitatório a cargo da Coordenadoria de Licitação e Contratos da Secretaria Municipal de Administração que teve a abertura das propostas no dia 26 de abril de 2023. O processo licitatório foi homologado no dia 03 de maio e as notas de empenhos foram emitidas. Agora segue o prazo legal para entrega dos equipamentos por parte da empresa vencedora. A Comissão Especial para análise, julgamento, acompanhamento e fiscalização do Programa Professor XXI composta por membros da Secretaria Municipal de Educação, Administração, Finanças e da Procuradoria Geral do Município está realizando o acompanhamento deste processo buscando sempre a melhor fluidez e agilidade. Novas informações serão divulgadas nas news subsequentes
Lista completa de contatos:
Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede: http://bit.ly/telegramsme
Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news
MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.
Atenciosamente,
TIME SME
POR DENTRO DA SME: