MISSÃO CIDADE EDUCADORA
o Programa de Intercâmbio Cultural Internacional
Passo Fundo, que já vinha desenvolvendo ações voltadas para se tornar uma Cidade Educadora, aderiu à Carta das Cidades Educadoras em maio de 2021. Essa adesão formalizou e intensificou o compromisso da cidade com a educação integral de seus habitantes, utilizando a Carta como um guia para suas ações educativas.
Em alinhamento com essa visão, foi criado o Programa de Intercâmbio Cultural Internacional, estabelecido pela Lei Municipal nº 5.663, de 05 de setembro de 2022. Esse programa, denominado "Missão Cidade Educadora", visa oferecer intercâmbios culturais internacionais supervisionados e custeados pelo poder público para alunos do 7º ano da rede municipal de ensino.
O objetivo é ampliar o conhecimento e desenvolver a capacidade educativa dos alunos por meio de experiências em cidades e com pessoas de diversas culturas.
Conheça todas as edições do intercâmbio missão cidade educadora
Confira o documentário da missão 2023
Confira o documentário da missão 2024
saiba mais abaixo sobre os critérios da missão cidade educadora:
Quem compõe a coordenação do processo seletivo?
Adriano Canabarro Teixeira (SME)
Raul Tassi (PGM)
Denize Cornélio da Luz (SME)
Tamara de Fátoma Zmieski (Responsável Gamificação)
Daniel Puhl (Responsável Avaliação Diagnóstica)
Vera Lúcia Giareta (RH/SME)
Fernando Carlos Bicca (Gabinete do Prefeito)
como acontecerá a seleção?
Os resultados da primeira fase serão apurados em novembro de 2022 pela SME e divulgados durante o Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FeCIT), seguindo os critérios elencados pela coordenação do processo seletivo. Ou seja, a partir do resultado dos cálculos descritos abaixo, a coordenação enviará para as escolas o nome dos 4 estudantes com melhor resultado em cada um dos componentes curriculares. Desta forma, ao final desta fase, teremos 4 alunos de cada escola habilitados à segunda Fase.
Durante o FeCIT ocorrerá a fase final de seleção, com os alunos que foram previamente selecionados, por área do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Naturais, Matemática e Linguagens. Consiste em um Desafio temático para cada grupo de estudantes. Caso haja empate ao final da segunda fase, o critério de desempate será a maior nota (média das notas dos trimestres) no componente curricular no qual estiver inscrito: História (Ciências Humanas), Ciências (Ciências Naturais), Matemática (Matemática) e Língua Portuguesa (Linguagens).
Também participarão da Missão o(a) Diretor(a) e o Coordenador(a) Pedagógico(a) com a maior nota no processo de Gamificação entre EMEFs. Para além da avaliação do desempenho no processo de gamificação, a escola precisará ter um índice igual ou superior à 80% de realização das avaliações diagnósticas aplicadas no primeiro e no segundo semestres de 2022. Também participará da missão o estudante do 7º ano, acompanhado por um responsável, com a melhor média de desempenho na avaliação diagnóstica de 2022.
qual é o cálculo?
OBS: Caso os alunos participantes do processo não tenham realizado a primeira avaliação diagnóstica, eles poderão continuar concorrendo, porém a nota obtida na segunda avaliação diagnóstica será dividida por 2.
A Fase 1 será realizada por escola. Desta forma, cada escola poderá ter até 4 estudantes na Fase 2.
QUAL O CRITÉRIO DE DESEMPATE?
Em caso de empate entre os alunos na Fase 1, será utilizado, como critério de desempate, a maior nota obtida na área na qual o aluno está concorrendo. Já na Fase Final, se manterá, como critério de desempate, a maior nota obtida na área na qual o aluno está concorrendo, somada à média dos dois primeiros trimestres que este obteve no Projeto de Cultura Digital - para as áreas de Linguagens e Ciências Humanas. Já para as áreas de Ciências Naturais e Matemática, utilizar-se-á a média dos dois primeiros trimestres do Projeto de Pensamento Científico.
Caso subsista o empate após a aplicação de todos os critérios acima, será realizado sorteio entre os potenciais candidatos. Havendo a desistência ou impossibilidade dos primeiros colocados nas áreas descritas acima em participar da missão, serão convocados os próximos da listagem de classificação.
E O PROFESSOR? COMO É SELECIONADO?
Os professores serão indicados pelos estudantes ganhadores, ficando condicionado ao atendimento dos seguintes critérios:
Ter a titularidade na turma do estudante ganhador;
Ser da mesma área na qual o estudante participou da seleção;
Não possuir faltas não justificadas no ano de 2022;
Não estar em estágio probatório (caso o professor tenha duas matrículas e, ao menos uma, fora do estágio probatório, poderá ser indicado);
Não ter recebido advertência;
Não possuir Processo Administrativo Disciplinar tramitando;
Manutenção das documentações pedagógicas em dia (sistema e plano de trabalho);
Ao menos uma participação nas formações não obrigatórias;
Não ter mais de 30 dias por afastamento por motivo de saúde;
Não ter gozado licença-prêmio ou interesse no ano de 2022. Obs: o objetivo destes dois últimos critérios busca privilegiar os professores que tenham estabelecido laços mais duradouros com os estudantes.
OBS: Caso o professor indicado pelo estudante não se encaixe nos critérios acima, o aluno deverá indicar outro professor que estará submetido aos mesmos critérios.