centro pÓs-covid

DE COMBATE À DESIGUALDADE EDUCACIONAL

Psicomotricidade

O desenvolvimento da criança é intenso e as experiências corporais são fundamentais para o processo de aprendizagem. Nos últimos dois anos nos deparamos com a pandemia mundial e esta causou grande impacto na vida dos nossos estudantes. Segundo pesquisa feita pela UFRJ, grandes foram os efeitos nas crianças, as quais, num percentual considerável, apresentam sinais de déficit no desenvolvimento da expressão oral e corporal. É preciso buscar soluções para reduzirmos os impactos da pandemia na vida infantil, identificar as lacunas de aprendizagem e construir uma rotina estruturada para a primeira infância. Sendo assim a psicomotricidade tem uma função muito importante no "Centro Pós Covid de Combate a Desigualdade Educacional", contribuindo então dentro de suas especificidades.

A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano. A palavra "Psicomotricidade" pode ser dividida da seguinte maneira:

PSI - aspectos emocionais

CO - aspectos cognitivos

MOTRIC - movimento humano

IDADE - etapas de vida do ser humano (Instituto NeuroSaber)

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta:

  • Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas).

  • Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.

  • Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários.

  • Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção.

  • Ampliar e valorizar a identidade própria e a autoestima dentro da pluralidade grupal.

  • Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo.

  • Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.

A psicomotricidade é de grande importância, pois através dos jogos e atividades lúdicas, a criança se conscientiza sobre seu corpo como um todo, contribuindo na formação da base indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico da crianças.